Contabilidade
Faculdade da Aldeia de Carapicuíba
IMPOSTOS DIRETOS E INDIRETOS
Carapicuiba
2013
FALC
Faculdade da Aldeia de Carapicuíba Queila Rodrigues Carvalho Nunes
IMPOSTOS DIRETOS E INDIRETOS
Carapicuiba
2013
Introdução
Neste trabalho abordaremos o tema Impostos diretos e indiretos, seus conceitos, onde é aplicado, sua base calculo e como podemos calcula – lo.
Impostos que muitas vezes nunca havíamos ouvido falar
Imposto direto
É o imposto que assim se caracteriza quando numa só pessoa reúnem condições de contribuinte de direito (aquele que é responsável pela obrigação tributária) e contribuinte de fato.
Exemplo: IRPF-IRPJ-IPTU
(IRPF) – Imposto de Renda Pessoa Física.
O imposto pago pelo trabalhador é denominado IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoa Física) e a declaração anual comprovativa dos rendimentos é denominada DIRPF (Declaração de Ajuste Anual). A apresentação dessa declaração é obrigatória a todos os trabalhadores que possuem rendimento superior ao valor mínimo definido pelo governo.
É pago pelas pessoas físicas, sendo calculado com base em sua renda. A alíquota é variável e proporcional à renda tributável (alíquota progressiva
Quando se fala em restituição de imposto de renda significa que o trabalhador irá receber um determinado valor após o balanço feito entre rendimento anual e despesas com saúde, educação, etc.
O órgão responsável pela recolha do imposto de renda no Brasil é a Receita Federal. No web site desse órgão é possível encontrar todos os documentos e softwares