contabilidade
1. Por que a contabilidade trabalha com números e não é tratada como uma ciência exata? O que é ciência social?
RESPOSTA: Utilizar números na contabilidade é algo rotineiro, visto que os cálculos numéricos são necessários para compor os relatórios e demonstrativos contábeis. Contudo, não é porque ela utiliza números e cálculos que deve ser considerada uma ciência exata.
A contabilidade estuda o patrimônio das entidades, que é gerado e modificado por ações humanas, que estão inseridos dentro de uma sociedade. Posto isto, ela é considerada uma ciência social.
A ciência social é um ramo do conhecimento científico que estuda os aspectos sociais do mundo humano e as ações que modificam a sociedade de modo geral.
2. Qual é o momento em que a contabilidade é vista como ciência? O que se poderia entender como ciência?
RESPOSTA: A contabilidade foi encarada como ciência a partir da obra de Luca Paciolli, no século XV, com a publicação, em 1494.
Entende-se por ciência o esforço humano para melhorar o conhecimento do Universo, saber como ele funciona.
3. Quais são as vantagens da Escola contábil norte-americana em relação à europeia?
RESPOSTA: A Escola Européia realiza um “culto” à personalidade, na qual grandes mestres são vistos como o “deuses” da contabilidade e sua verdade. É dado ênfase apenas a teoria, e não são trabalhadas para a aplicação prática. Em detrimento a esses princípios, temos a escola norte-americana, na qual são trabalhadas as informações necessárias aos usuários, a contabilidade é vista como um ferramenta de apoio a tomada de decisão, na qual são avaliados documentos e relatórios, que dão suporte a essa tomada de decisão.
4. Como fenômenos na Idade Média como protestantismo, mercantilismo e burguesia puderam alavancar a contabilidade?
RESPOSTA: A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era