Contabilidade
Os dados coletados pela contabilidade são apresentados periodicamente aos interessados de maneira resumida e ordenada, formando , assim , os relatórios contábeis.
Os chamados relatórios contábeis são elaborados de acordo com as necessidades dos usuários.
Dos inúmeros relatórios que há em contabilidade, destacam-se aqueles que são obrigatórios de acordo com a legislação brasileira ( Lei das Sas. ) e são conhecidos como Demonstrações Financeiras ou Demonstrações Contábeis.
PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
As três principais Demonstrações Financeiras obrigatórias por lei são:
- Balanço Patrimonial (BP)
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
O tratamento destas demonstrações financeiras varia de acordo com o tipo de constituição da sociedade empresarial, sendo que há dois tipos principais de sociedades:
- Sociedade Anônima (SA)
- Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada (Ltda.)
TIPOS DE EMPRESAS
As empresas são constituídas sob aspectos técnicos, administrativos, legais e de mercado. Referente à atividade-fim nas empresas temos os aspectos técnicos e administrativos, que podem ser as:
- Instituições financeiras
- Empresas privadas, comerciais, industriais e prestadoras de serviços
- Empresas e órgãos públicos
- Organizações sem fins lucrativos, por exemplo, as ONGs – Organizações Não-Governamentais
As empresas se organizam de diversas formas sob o ponto de visa legal: firma individual, sociedade limitada e sociedade por ações.
EMPRESA INDIVIDUAL
São registradas como microempresas, de simples constituição e quase sempre de único dono onde ele é o gerente. São estabelecimentos pequenos industriais, comerciais, prestadores de serviços, profissionais liberais e autônomos. O proprietário da empresa tem responsabilidade ilimitada, ou seja, no caso de inadimplência seus bens pessoais respondem por todas as dívidas da empresa.
Para a