Contabilidade
A consolidação tem por objetivo apresentar demonstrações entidade. As sociedades consolidadas continuam existindo juridicamente, sendo a consolidação efetuada apenas extracontabilmente.
A companhia aberta que possuir investimentos em sociedades controladas (CPC 36) é obrigada a elaborar demonstrações financeiras consolidadas.
É muito comum, dentro de um grupo de empresas, que algumas delas sejam privilegiadas em termos operacionais ou de resultado em detrimento de outras operar com lucro.
Algumas delas podem se valer de recursos alheios onerosos, as primeiras pareciam altamente endividadas e com baixa rentabilidade, e as demais, em situação exatamente contrária.
O que vale, realmente, para os seus acionistas e administradores, é a situação econômico-financeira e a rentabilidade do conjunto dessas empresas. É como se todas elas formassem uma única empresa com um objetivo comum, como se a controladora do grupo como se fosse considerada matriz, e as demais, simples filiais.
Consolidar significa reunir todos os dados das demonstrações financeiras de todas as empresas integrantes de um grupo econômico, eliminar os dados referentes as operações comerciais ou financeiras realizadas entre as mesmas e apresentar a situação patrimonial e o resultado das operações como se fosse uma única empresa.
As demonstrações financeiras consolidadas compreendem:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração do Resultado do Exercício;
- Demonstração das mutações do patrimônio líquido;
- Demonstração dos fluxos de caixa;
- Demonstração do valor adicionado; e
- Notas explicativas.
O pronunciamento técnico-contábil que trata de consolidação de demonstrações financeiras é o CPC 36.
2. Consolidação de controlada integra
Uma controlada é considerada integral quando pertence 100% à controladora. O processo de