Doenças
A salmonela é uma bactéria comum no trato intestinal, que se mantém no ambiente passando de um animal para outro. Essa bactéria é mais comumente encontrada em aves poedeiras. Animais contaminados tornam-se propagadores da bactéria. Ela é eliminada junto com as fezes, que contaminam o solo e a água por onde passam, afetando outros animais
Os principais sintomas de contaminação por salmonela são diarréia, dor abdominal, febre, dor de cabeça, mal-estar, desidratação e calafrios
Em geral, o período de incubação da infecção vai de 12 a 48 horas após a ingestão do alimento contaminado. Os principais riscos acontecem quando crianças, idosos, portadores do vírus HIV, pacientes com câncer e diabéticos são infectados por salmonela. Nesses casos, a perda de líquidos, em conseqüência da diarréia ou dos vômitos, pode levar a uma rápida desidratação e causar graves riscos à saúde dessas pessoas.
Varíola
A varíola é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo vírus Orthopoxvírus variolae, um dos maiores vírus que afeta o ser humano. Foi conhecido quando uma múmia de 1550-1307 a.C. apresentava vestígios do vírus. Ao entrar no organismo humano, o vírus se hospeda em uma determinada célula, onde fabrica suas proteínas e multiplica-se no citoplasma da mesma. O sistema imunitário do organismo reage contra o vírus destruindo as células antes que o vírus se multiple, porém o sistema imunitário não consegue bloquear completamente a multiplicação do vírus, pois a proteína que produz faz com que o mesmo fique resistente aos anticorpos.
A transmissão da doença ocorre através do contato com pessoas doentes e pelos objetos utilizados por essa mesma essoa. Após 14 dias de incubação a doença começa a se manifestar, os primeiros sintomas são: febre, mal-estar, fadiga, dores pelo corpo, manchas avermelhadas, vômitos e náuseas. As manchas avermelhadas que aparecem na pele se transformam em bolhas purulentas que após um período secam e formam crostas.
Como a doença fragiliza