Contabilidade
O objetivo do trabalho foi mostrar que durante anos a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas atualmente com um mercado altamente competitivo, ela é observada como um instrumento gerencial que auxilia os empresários nas decisões, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle.
A pesquisa objetiva identificar o processo de tomadas de decisão nas organizações, apontar a sua importância; identificar como as escolhas dos gestores no processo decisório podem levar a organização a ganhos de resultados. A Contabilidade Gerencial pode contribuir positivamente para o sucesso da pequena e micro empresa, desde que o empresário esteja disposto a passar as informações reais para que o seu contador possa auxiliá-lo na melhor tomada de decisão.
1.1 INTRODUÇÃO
A finalidade deste trabalho é mostrar o quanto a contabilidade influi nas decisões de uma empresa de maneira mais expressiva nos nossos dias. Ela é o resultado claro de que todos os setores de uma organização estão funcionando de forma correta, tendo como resultado o lucro ou declinando com suas dívidas ressaltadas.
A contabilidade nos mostra uma espécie de “raio-x” da empresa, e é até possível saber em que área da mesma está havendo um retorno baixo. Logo podemos observar que a contabilidade é a maior fonte de informação sobre as reais condições da empresa no mercado.
Tendo em vista que esses dados são a partida para a tomada de decisões, é importante que essa disciplina esteja enraizada não só nos contadores, mas também nos administradores que irão controlar, liderar, organizar e dirigir a partir do balanço patrimonial periódico. E daí saber se o movimento, os investimentos e os lucros estão valendo a pena ou se há necessidade da troca de estratégia.
Observaremos o quanto é importante que o administrador seja parceiro do contador, e que ambos sejam fiéis à empresa e aos negócios.
Uma contabilidade