Contabilidade
O objetivo da contabilidade pode ser estabelecido para fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e subsidiariamente, física de produtividade e social aos usuários internos e externos, à entidade. Contabilidade é fornecer aos usuários independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que presumivelmente deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários.
O crescimento da contabilidade ocorreu de acordo com as necessidades e tendências mostrando que a cultura deriva quase que inteiramente de outras culturas, que a contabilidade não é apenas uma conseqüência da evolução do homem e sim o alicerce, porque foi a partir do sistema de contas que o homem organizou-se deixando de ser primitivo e passando a raciocinar de maneira organizada.
A história da contabilidade teve um desenvolvimento lento e foi em 1930, a regulamentação à ordem dos contadores do Brasil, e em 1931 sendo a primeira profissão regulamentada no país.
Com os avanços a contabilidade passou a ter um banco de dados para armazenar todas as informações financeiras capaz de emitir relatórios que podem abranger o passado, o presente e o futuro da empresa.
O usuários da contabilidade são as pessoas que tem um interesse na avaliação da situação patrimonial da entidade. O usuários podem ser internos ou externos e com interesses diversificados.
Os usuários internos incluem-se os proprietários, diretores, os administradores e gerentes de todos os níveis, os sócios e acionista da sociedade.
Os usuários externos são os investidores, bancos, fornecedores, entidades governamentais.
Ativo
Ativo tem diversas definições, sendo a mais tradicional a que diz: “Ativo é um conjunto de bens e direitos à disposição da administração...” ou “ativos são os meios conferidos à administração para gerir a entidade” .
O Ativo faz parte das contas patrimoniais e compreende o conjunto de Bens e Direitos da organização, possuindo valores econômicos e