contabilidade
Liquidez Imediata (LI) = DISP/PC
Onde,
DISP = Disponível: Caixa + Depósitos Bancários à Vista + Numerários em Trânsito + Aplicações de Liquidez Imediata (vencimento em até 90 dias);
PC = Passivo Circulante.
A interpretação isolada deste índice é a seguinte: quanto maior a liquidez imediata, melhor, pois mostra que a empresa possui condições de pagar suas dívidas de curto prazo.
2) Índice de Liquidez Seca ou Liquidez Ácida
O índice de Liquidez Seca mostra a porcentagem de dívidas de curto prazo que podem ser liquidadas com a utilização de itens monetários de maior liquidez do ativo circulante. O índice de liquidez seca pode ser considerado um aprimoramento do índice de liquidez corrente, visto que não considera os estoques, que, como são necessários à própria atividade da empresa, podem ser considerados como uma espécie de investimento permanente do ativo circulante.
Liquidez Seca (LS) = (AC – Estoques)/PC
A interpretação isolada deste índice é a seguinte: quanto maior a liquidez seca, melhor, pois mostra que a empresa possui condições de pagar suas dívidas de curto prazo.
3. Índice de Liquidez Geral
O índice de Liquidez Geral mostra o quanto a empresa possui em dinheiro, bens e direitos realizáveis a curto e longo prazo, para fazer face as suas dívidas totais.
Liquidez Geral (LG) = (AC + ANC “RLP”)/(PC + PNC “LP”)
Onde,
ANC “RLP” = Ativo Não Circulante Realizável a Longo PrazoPNC “LP” = Passivo Não Circulante (Longo Prazo)
A interpretação isolada deste índice é a seguinte: quanto maior a liquidez geral, melhor, pois mostra que a empresa possui condições de pagar suas dívidas totais. Regra geral, para considerar uma empresa com condição favorável, é necessário que a liquidez geral seja maior que 1.
Já