contabilidade
Passo 01 Identificar e assinalar, com “X” na primeira coluna, as contas que NÃO SÃO de resultado, além das contas patrimoniais existentes em 20/08/2009.
44386520383500
Passo 02
Identificar o valor do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), o valor do Resultado Bruto e o valor do Resultado Líquido do período. Demonstração do CMV CMV = EI +CO-EF CMV = 285.000,00+170.500,00-211.600,00 CMV = 243.900,00
Passo 03
Conceito sobre o que é a Demonstração do Resultado do Exercício, e sobre Receitas, Lucro Bruto, Lucro Operacional e Lucro Líquido. Demonstração do Resultado do Exercício
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE é uma Demonstração Financeira que evidencia o resultado apurado pela companhia, por meio do confronto entre as Receitas,, a Despesa e o Custo. O resultado apurado na DRE (Lucro ou Prejuízo) é transferido para o Balanço Patrimonial – BP, na conta Lucro ou Prejuízo do exercício, por isso existe uma correlação entre BP e DRE.
As contas das Receitas e Despesas que compõem a DRE são chamadas Contas de Resultado, justamente porque uma vez confrontadas, apresentam o Resultado do Exercício.
Receita
A receita corresponde em geral, à venda de mercadorias ou à prestação de serviços. A Receita reflete-se no Balanço por meio da entrada de dinheiro no Caixa (quando à vista) ou da entrada de um dinheiro a receber (quando a prazo), representada por Duplicatas a Receber. A Receita sempre aumenta o Ativo, mas nem todo aumento de Ativo signifique Receita. Como por exemplo, empréstimo bancários recebidos, financiamentos obtidos, que aumentam o Ativo-Caixa da empresa, mas não são considerados receitas.
Lucro Bruto
É a Receita líquida deduzida dos custos de produção. Tem por objetivo mostrar a lucratividade das operações da empresa, sem ainda considerar as despesas administrativas, comerciais e operacionais. É um tipo de “Lucro antes de Impostos” (sobre os resultados).