Contabilidade
1. Balancete de Verificação:
O primeiro passo para o fechamento do Balanço Patrimonial - BP, é o levantamento do balancete de verificação. O balancete de verificação é o ordenamento das contas segundo a natureza de seus saldos, de um lado os saldos devedores e de outro os saldos credores.
2. Conciliações dos Saldos Contábeis:
Consiste, basicamente, na comparação do saldo de uma conta com uma informação externa à contabilidade, de maneira que se possa ter certeza quanto à exatidão do saldo em análise.
3. Avaliação dos Investimentos pelo método da Equivalência Patrimonial:
Se a empresa possuir investimentos relevantes em controladas ou coligadas, deverá proceder à avaliação desses investimentos pelo método da equivalência patrimonial.
4. Verificação da Contabilização de Receitas, Custos e Despesas:
Deverão ser apropriados pelo regime de competência todas as receitas, custos e despesas relativas ao período a que se refere o balanço.
5. Avaliação dos Estoques:
È providência fundamental à apuração do resultado e poderá ser feita por qualquer um dos seguintes critérios:
a) - custo médio de aquisições ou entradas;
b) - valor dos bens produzidos ou adquiridos mais recentemente; c) - o preço de venda subtraído da margem de lucro.
6. Receitas e Despesas Financeiras / Apropriação Proporcional:
O Princípio Contábil da Competência exige que se reconheça no resultado todas as receitas e despesas financeiras, geradas com o passar do tempo, independentemente de seus recebimento e pagamento.
7. Verificação da Adequação dos Saldos e da Constituição de Provisões:
Na constituição de provisões deve-se observar os Princípios Contábeis e cercar-se do Maximo de elementos que possibilitem a melhor avaliação do fato no momento do lançamento contábil, levando-se em conta, também, as implicações fiscais pertinentes.
OBSERVAÇÕES
Constituir a provisão para férias suportada por cálculos efetuados pelo departamento responsável