Contabilidade
Introdução
História da Contabilidade - Origem
A contabilidade surgiu na pré-história. Provavelmente desde o primeiro momento em que o Homem se tornou proprietário de alguma coisa, já utilizou algum sistema de controle do patrimônio.
O primeiro contador foi um Pithecantrophus Erectus. Começou no dia em que um pastor de ovelhas da pré-história ficou na dúvida se tinha conseguido trazer de volta todas as suas ovelhas de volta para o curral. Então, ele teve uma idéia. Toda manhã quando elas iam saindo, ele ia colocando uma pedrinha num buraquinho. Quando elas iam voltando, ele ia tirando pedrinha. Se sobrasse pedrinha, é porque tinha faltado ovelha e ele então voltava para procurar.
Assim, de uma forma bem genérica, podemos dizer que a contabilidade tem por finalidade controlar o patrimônio de alguém a fim de auxiliar as tomadas de decisões.
Isto é contabilidade. Começou na pré-história, mas não parou por aí. Na bíblia, no evangelho de São
Lucas (14:28-29), se fala de contabilidade como uma forma de bom senso: “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa?”.
É muito importante que saibamos que a contabilidade está presente em nosso dia a dia, mesmo entre aqueles que dizem não se utilizar dela. Desde uma pessoa física, até uma grande empresa, na hora de tomar decisões que envolvam dinheiro, sempre recorrem à contabilidade.
Por exemplo, sempre calculamos nossos gastos mensais quando planejamos comprar algo. O dono de uma pequena mercearia pode não utilizar a contabilidade formal, ensinada nas escolas, porém certamente ele também possui seus controles, mesmo que em um pedaço de papel qualquer, ele tem tudo anotado, quanto ele vendeu e quanto recebeu.
Assim percebemos que a contabilidade nada mais é do que um sistema de informações que serve para auxiliar a tomada de decisão.
Seus princípios rudimentares surgiram na antiga Babilônia, quando o imperador Nabucodonosor a