Contabilidade
É a Ciência que estuda todas as transformações do Patrimônio dentro das entidades, Permitindo assim o controle e movimentação de acordo com os acontecimentos diários. Suas principais Funções como o registro de todos os fatos representados em valor monetário, a organização sistemática da entidade, a Demonstração da situação econômica, patrimonial e financeira, a analise e apuração dos resultados, e execução dos planos econômicos da entidade. Possibilita criar um registro minucioso e ordenado disponibilizando diversos relatórios para Controle, ou seja, para ver se o plano econômico traçado pela entidade pode ser alcançado, e planejamento na tomada de decisão de acordo a com o atual cenário econômico como alcançar o objetivo econômico. O desenvolvimento da contabilidade ao longo do tempo.
Segundo Melis (Apud SÀ, 1997, p.13-4), O desenvolvimento da Contabilidade ao Longo do tempo se divide em quatro períodos, cada um com suas características Sociais de acordo com a época, e um avanço no estudo e publicações dos primeiros livros da área de Contabilidade.
I. Mundo Antigo
No Período neolítico antes da moeda das escritas e dos números, conhecida como período neolítico da contabilidade o homem viu a necessidade do controle do seu rebanho a cada inverno, onde através do conhecido inventário controla o seu rebanho de acordo com a sua necessita, observando acompanhando as suas transformações de forma rudimentar através de pedrinhas, Essa Ciência esteve presentes em diversas épocas em diversas formas de mensuração com, por exemplo, no período mnemônico, Na Mesopotâmia aonde foi criado um novo sistema de registro e escrituração contábil que era gravado em peças de argila em escritas cuneiforme, entre diversos outros campos que também obtiveram influencia nessa região. No Egito aonde era expresso em papiros, atrelaram o valor da sua moeda ao sistema, gerando assim uma estrutura que refletia diretamente o seu capital. E possível notar