Contabilidade
As conquistas de vantagens competitivas num mercado de rápidas e complexas transformações têm exigido das organizações uma reformulação nos seus sistemas de gestão. Desta forma é necessário criar consciência da importância das pessoas e da necessidade de reverenciar de maneira constante os processos de mudança através de um novo comportamento organizacional. Administrar uma empresa actualmente requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planear, organizar, liderar e controlar; necessário um conhecimento mais aprofundado sobre pessoas, grupos e estruturas. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. Veremos também a Comunicação Organizacional, que é o tipo ou processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja esta pública ou privada. Fazem parte da Comunicação Organizacional o conhecimento e o estudo dos grupos de interesse de uma instituição, o planeamento de práticas de comunicação nos campos de atação interno (comunicação interna) e externo (comunicação externa), aí compreendidos a escolha e os usos de medidas empregadas, sua implementação e sua contínua avaliação.
O estudo do Comportamento Organizacional
“Comportamento organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Há influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.” (Chiavenato).
O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente. Preocupa-se com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. O comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo,