Contabilidade
R: Segundo o Código Comercial Brasileiro, todos os comerciantes estão obrigados a seguir uma ordem uniforme de contabilidade e escrituração e a manter os livros necessários para esse fim. Os principais livros são:
Livro Diário
Livro Razão
Registro de Duplicatas
Livro Caixa
Livro Contas-Correntes
2. Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa?
R: Registrar todos os atos contábeis diários, mensais, anuais e etc. Para facilitar o controle dos gastos, despesas e receitas que ocorrem no decorrer do ano.
3. O que é o SPED?
R: O SPED - Sistema Público de Escrituração Digital. Como o nome já diz, é uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato digital específico e padronizado.
4. É verdade que o projeto do SPED diminui o Custo Brasil? Como?
R: Sim, é verdade. Através do sistema SPED a informação é gerada com mais velicidade e passa integralizar os sistemas de informações das empresas, não precisando de uma pessoa específica para redigir todo o processo.
5. Qual a diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o novo sistema de contabilidade por meio do SPED?
R: A diferença é que o sistema antigo de contabilidade era manual e rústico, muito utilizado antigamente, porém, com os avanços tecnológicos, se fez necessário promover um avanço no sistema contábil, para que fosse possível ter um acesso mais rápido e prático.
6. Quais os livros inclusos no novo sistema de contabilidade por meio do SPED?
R: Os livros inclusos foram os seguintes:
Diário Geral
Diário com escrituração resumida
Diário auxiliar
Razão auxiliar
Livro de balancetes
Diários e balanços
7. O que é necessário para que as empresas cumpram com as exigências e o envio de todos os arquivos do projeto SPED ao fisco?
R: A partir de sua base