contabilidade
Participações Societárias são aplicações de recursos que determinada empresa investidora, efetua na aquisição de ações ou cotas de outra empresa, denominada investida, com o objetivo de: Garantir atividade complementar, garantir fornecimento de matéria-prima, tecnologia, serviços, aumentar participação no mercado, manter cliente estratégico. São classificadas em Controladas, Coligadas ou Outras Participações. A classificação das participações depende, basicamente, dos seguintes fatores: Quantidade e tipo de ações ou cotas que a investidora detém do capital da investida e Influência da investidora na administração da investida.
Os investimentos em participações societárias podem ser avaliados pelo Método de Custo de Aquisição (MCA) ou Método da Equivalência Patrimonial (MEP). São classificados no Balanço Patrimonial, com base na sua natureza e na intenção que levou a administração a adquirí-los. Dessa forma, podem ser classificados: Ativo Circulante = investimentos sem intenção de permanência e, realizáveis (conversíveis em dinheiro ou caixa) até o final do próximo exercício.
Ativo Realizável a Longo Prazo = investimentos sem caráter de permanência, realizáveis após o final do próximo exercício.
Ativo não Circulante - Investimentos = investimentos com caráter de permanência.
Método da Equivalência Patrimonial : CPC 18- é o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e posteriormente ajustado pelo reconhecimento da participação atribuída ao investidor nas alterações dos ativos líquidos da investida. O resultado do período do investidor deve incluir a parte que lhe cabe nos resultados