Contabilidade
ÍNDICE
1. Os Objetivos Da Contabilidade…………………………………………………………………...02
2. Evolução do pensamento contábil ……………………………………………..…………………03
3. O ativo……………………………………………………………………………………….…….06
4. A mensuração do ativo…………………………………………………………………………….08
4.1. Valores de saída……………………………………………………………………………….…08
4.2. Valores de entrada……………………………………………………………………………….08
5. O modelo de mensuração do capital intelectual da skandia………………….……………………09
6. Conclusões…………………………………………………………………………………………11
7. Bibliografia…………………………………………………………………………………………12
OBJETIVO
Este trabalho tem o objetivo de contribuir para o debate junto à comunidade contábil sobre os novos desafios que surgem com o advento da era do conhecimento. Coloca-se em destaque o conceito de capital intelectual, representando o conjunto de ativos intangíveis e que ainda não recebem reconhecimento expressivo da parte das empresas. Isso faz com que informações úteis aos usuários da Contabilidade, abrangendo parcelas significativas dos ativos, fiquem fora das demonstrações contábeis.
Assim, pretende-se com este trabalho demonstrar porque existe a necessidade da discussão e implementação de alternativas de procedimentos contábeis para a redução da expressão valor dos ativos fora do balanço. Entende-se que os profissionais de ciências contábeis devem buscar alternativas para a superação destas lacunas, antes que os usuários busquem respostas em outras ciências.
1. OS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE
O estabelecimento de objetivos e limites de atuação são fundamentais para qualquer disciplina. Nesse sentido, a identificação dos objetivos da contabilidade tem ocorrido de forma intensa nas últimas décadas. HENDRIKSEN (1999), identifica três tipos de teoria da contabilidade.
O primeiro tipo é a teoria sintática, cuja preocupação é o aspecto gramatical da contabilidade, se caracterizando-se pela confirmação através da