Contabilidade
Subgrupos: Ativo Circulante, Ativo não circulante, passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio liquido conforme segue abaixo:
Ativo: São bens (tudo aquilo que a empresa possui para venda, troca ou consumo) e direitos (valores a receber,contas a receber)
No ativo as contas devem ser dispostas em ordem decrescente de liquidez ( de acordo com a facilidade de conversão em dinheiro)
Subgrupos:
Ativo circulante> Contas que estão constantemente em movimento.
O ativo circulante subdivide-se em:
Disponível: ativos de maior liquidez para cumprir compromissos imediatos exemplo: caixa,saldo em conta corrente.
Direitos realizáveis: Valores que a empresa terá a receber. Exemplo: contas a receber, estoques de mercadorias,de imoveis prontos para a venda, matérias primas.
Despesas do exercício seguinte: representam os direitos da empresa como por exemplo alugueis a apropriar,despesas financeiras a apropriar, prêmios de seguro a apropriar.
Ativo não circulante> Todos os elementos do ativo que não forem classificados como circulantes.
O ativo não circulante subdividi-se em:
Realizáveis a longo prazo: Recebimentos com prazos superiores a um ano, contados a partir do termino do exercício, após o balanço patrimonial.
Investimentos: Participações em outras empresas. Todo o direito que não se destine a atividade da empresa por exemplo obras de arte.
Imobilizado: Bens destinados para a manutenção das atividades. Estão ''presas'' na empresa, por exemplo, máquinas e veículos.
Intangíveis: São compostos por bens não monetários,exemplo patentes de invenções, valor do ponto comercial.
Passivo: Obrigações ( dividas, impostos, financiamentos)
As contas do passivo são dispostas em ordem decrescente de exigibilidade( vencimento)
Subgrupos:
Passivo circulante> Obrigações da empresa que serão pagas a curto prazo, dentro de um ano. por exemplo salários, Fornecedores,