Contabilidade
Disciplina: FINANÇAS INTERNACIONAIS
RISCOS E VANTAGENS DA INTERNACIONALIZAÇÃO
DOS BANCOS BRASILEIROS
MARCEL NEUTZLING
Faculdades Integradas de Taquara – Faccat – Taquara – RS – Brasil marcel.n2010@hotmail.com RISCOS E VANTAGENS DA INTERNACIONALIZAÇÃO
DOS BANCOS BRASILEIROS
Marcel Neutzling
Prof. Paulo Roberto Von Mengden
Resumo
A crise e a reestruturação bancária, em conjunto com a abertura do mercado e a concorrência estrangeira, fizeram com que alguns bancos brasileiros, em busca de maior eficiência nos ganhos, maior estabilidade macroeconômica e maior competitividade, resolvessem se internacionalizar. Todavia, para tanto, as instituições bancárias brasileiras dependem de oportunidades de fazer aquisições e de um planejamento adequado. Isso porque não é possível um banco começar do zero uma operação desse porte, simplesmente criando agências em outros países. O presente artigo tem por objetivo avaliar quais os ricos e as vantagens a que os bancos brasileiros estão sujeitos em razão da internacionalização, já que se encontram diante de um mercado globalizado e cada vez mais agitado.
Palavras-chave: Riscos. Vantagens. Internacionalização. Bancos. Brasileiros.
1. Introdução
Nos dias de hoje, com a concorrência acirrada entre os bancos num mercado cada vez mais globalizado, os grandes bancos brasileiros, como Bradesco, Itaú-Unibanco e Banco do Brasil, viram-se obrigados a aprofundar a reestruturação bancária brasileira, tendo como principal foco a expansão no exterior. O aludido movimento, que ainda se apresenta muito timidamente, ganhou força recentemente, tendo sido impulsionado na década de 2000, especialmente no governo Luiz Inácio Lula da Silva, quando bancos múltiplos brasileiros encontraram incentivos junto ao BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento) e receberam o aval e o apoio do governo para elevar a internacionalização.