CONTABILIDADE
1.1. Contextualização
A humanidade se vê por toda sua existência a mercê pela busca incansável do conhecimento, sendo esta sua principal forma de evolução, a construção do saber.
Foi o homem galgando pelos itinerários do florescer humano, adaptando-se as mudanças da forma de conhecer os fenômenos que o rodeava, desenvolvendo sua capacidade cognitiva e melhorando seu inter-relacionamento com as constantes mudanças que ocorriam em sua volta.
Foi por esse porque, o da necessidade de sobreviver dentro um mundo repleto de informações, e foi através dessa necessidade de sobrevivência que o homem descobriu a ciência, descobriu a forma de conhecê-la, a forma de explana-la e o mais importante, descobriu como interagir com ela, descobriu como fazer ciência.
O homem mesmo sem saber fazia ciência, usava métodos para quantificar e qualificar os resultados de seu trabalho registrava e inventariava seus bens, classificava-os, guardava-os, administrava-os, os contabilizava.
Mesmo antes de existir tais ciências, a Ciência Contábil e a Administração De Empresas, o homem já as tinha em sua essência para gerenciar seus resultados e assim, de forma mais tênue e concisa tomar decisões corretas para sua sobrevivência.
Com a finalidade de alcançar resultados relevantes para o corpo acadêmico e profissionais das áreas correlacionadas com a Ciência Contábil e Administração De Empresas, esse trabalho científico foi elaborado a partir do Tema:
Tema – A Contabilidade Gerencial como ferramenta essencial para as Tomadas de Decisões.
1.2. Problema de Pesquisa
A partir do tema acima apresentado foi gerada a problemática de pesquisa:
Problema de Pesquisa – Como a Contabilidade Gerencial Auxilia as Tomadas de Decisões Econômicas e Financeiras com as Análises Das Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício.
Este estudo parte do pressuposto que o leitor possua conhecimento conceitual sobre Ciências Contábeis,