contabilidade
CONCEITO DE CONTABILIDADE
A Contabilidade, desde seu aparecimento tem sido considerada como técnica hora como ciência, de acordo com a orientação seguida pelos doutrinadores contábeis ao enquadrá-la no elenco das espécies do saber humano.
Para Hilário Franco, a contabilidade é um conjunto de conhecimentos sistematizados, com princípios e normas próprias, sua função é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no decorrer do período, objetivando fornecer informações, interpretações precisas para direcionar à tomada de decisão e da gestão de negócios.
O objeto de estudo da Contabilidade é o patrimônio, e seu campo de aplicação o das entidades empresariais, sócio-econômicas, associações-civis, ONGs, ocips, igrejas e afins, assim chamadas àquelas que para atingirem seu objetivo ou a sua manutenção, utilizam bens patrimoniais e necessita de um órgão gestor, que pratica os atos de natureza econômica e financeira necessários à consecução de seus fins.
Este estudo alcança sua finalidade por intermédio do registro, da classificação, da demonstração, da auditoria, da análise evidenciando uma transparente interpretação de todos os fatos relacionados com a formação de valores, a movimentação e as mutações do patrimônio, vinculadas à entidade. Sua finalidade é assegurar o controle da mutação patrimonial, fornecendo a seus gestores dados e informações que auxiliem em funções gerencias.
Na atualidade dentro das grandes empresas as informações gerenciais contábeis passaram a ser de interesse de grupos cada vez mais amplos, que incluem não somente acionistas, mas usuários externos como fornecedores, financiadores, banqueiros, Estado e até grupo de trabalhadores que participam dos resultados finais sobre a distribuição de parcelas de lucros e dividendos sobre ações das companhias. De forma indireta, mesmo a sociedade em geral é interessada na