Contabilidade
Aula 1 - Apuração do Resultado do Exercício;
Balancete de verificação - Demonstrativo não obrigatório, para apurar saldos. Usar para conferência dos saldos contábeis;
Plano de contas - Consiste em três partes: Relação, Roll das contas utilizadas pela empresa. A segunda parte é o manual dessas contas, como elas funcionam. A terceira parte são os demonstrativos dessas contas. Cada empresa deve ter um tipo de plano de contas, dependendo do tipo e tamanho da empresa. Tem que ser padronizada, o elenco de contas deve ser enxuto.
Plano de contas:
Serve para facilitar a análise, evitar erros, ele é um documento de padronização de contas. Visa levar um conhecimento maior, já que os dados estão padronizados.Cada empresa elaborará o seu plano de contas.
Elenco das contas:
São a relação das contas que serão utilizadas para o registro dos fatos administrativos. Envolve a intitulação de cada conta. Agrupamento organizado e sistematizado das contas que comporão o processo contábil da entidade. Conceito de partidas dobradas: "Não há débitos sem créditos correspondentes".
Origens e Aplicações de recursos
Aplicações de recursos é aquilo que eu quero comprar, como por exemplo compra de veículos para empresa; Continuando o exemplo, eu estou tirando de onde os recursos para essas aplicações? Qual a ORIGEM? De onde estou retirando são as origens.
As aplicações (Ativo) - todo o ativo deve para as fontes de recursos que o financiaram - podem ser financiadas tanto pelo capital de terceiros (Passivo) como pelo capital próprio (Patrimônio Líquido).
Lado esquerdo de uma conta é chamado de débito e o lado direito é chamado de crédito. (Representação gráfica T).
A natureza da conta - É a classificação dessa conta (Ativo, passivo ou PL), para saber qual o saldo dela original.
Contas de Ativo - Natureza devedora;
Contas de Passivo e de Patrimônio Líquido - Natureza Credora;
Qualquer conta de ativo:
Entrou valor no meu caixa eu vou debitar; Se