ftuhpkofilrot
3818 palavras
16 páginas
HIDROLOGIA BÁSICACapítulo 5 - Hidrologia Estatística
5 HIDROLOGIA
ESTATÍSTICA
5.1
HIDROLOGIA BÁSICA
Capítulo 5 - Hidrologia Estatística
5 - HIDROLOGIA ESTATÍSTICA
5.1 - Considerações Iniciais
Séries de variáveis hidrológicas como precipitações, vazões, evaporação e outras, quando observadas ao longo do tempo, apresentam variações sazonais. Estas variações não são entretanto absolutamente regulares. A observação de séries longas de dados hidrológicos revelará a ocorrência de extremos
(máximos e mínimos) e diferentes sequências de valores, que caracterizam as variáveis hidrológicas como aleatórias. Variáveis hidrológicas estarão sempre associadas portanto a uma probabilidade de ocorrência.
Consequentemente as obras hidráulicas devem sempre dimensionadas para um determinado "risco" de falha. O objetivo da estatística é o de extrair informações significativas de uma dada massa de dados. As técnicas utilizadas em estatística aplicadas à hidrologia permitem avaliar a probabilidade de ocorrência de um fenômeno hidrológico com determinada magnitude.
5.2 - Conceito de Período de Retorno e Risco Permissível
O inverso da probabilidade de ocorrência é denominado em Hidrologia de período de retorno ou intervalo de recorrência.
Assim se uma determinada grandeza hidrológica tem a probabilidade de ser igualada ou excedida igual a 5% (p = 0.05) seu período de retorno será:
T = l/p = l/0.05 = 20 anos
O período de retorno é expresso em anos. assim se uma cheia é igualada ou excedida em média a cada 20 anos terá um período de retorno T = 20 anos. Em outras palavras, diz-se que esta cheia tem 5% de probabilidade de ser igualada ou excedida em qualquer ano.
Se uma obra hidráulica for projetada para durar somente 1 ano (uma ensecadeira por exemplo) o risco de que ela seja ultrapassada por uma cheia é igual a probabilidade desta cheia.
Obras que devam durar vários anos, expõe-se todo ano a um risco igual à probabilidade de ocorrência de vazão de