Contabilidade
A departamentalização é o agrupamento das atividades e correspondente recurso em unidades organizacionais, onde poderão ser chamados de setores, centros de custos ou centro de despesas. Alguns exemplos de departamentalização são os industriais, administrativos e comerciais.
Assim, para cada departamento é necessário um responsável com poder de gestão sobre os custos de seu setor (gerente, supervisor, chefes, etc.) Esse profissional terá uma ação direta sobre os resultados de sua responsabilidade, podendo através de sua verificação, aumentar ou diminuir os gastos dos departamentos.
Nas indústrias de grande porte, principalmente, essa ferramenta tem imensa importância para as devidas atribuições de responsabilidade aos gestores, pois quase sempre os produtos ou serviços passam e/ou dependem de diversos outros departamento e transitem por vários setores.
Citando um exemplo simples, em uma indústria de confecção, a mesma matéria-prima pode passar por diversos setores, sendo eles:
• Setor de fiação do algodão;
• Setor de tecelagem;
• Setor de tingimento;
• Setor de acabamento, entre outros.
Cada um desses setores irá gerar gastos próprios para execução de parte do processo de produção (mão-de-obra, horas e etc). Assim no final de cada processo, a empresa terá o custo final do produto acabado, que pode ser um conjunto de lençóis, toalhas. Mas se não houvesse a departamentalização não poderia ser controlado o custo produzido em cada uma das fases, a diretoria não poderia avaliar o desempenho e a eficiência de cada setor. O financeiro não poderia atribuir prêmios e outros benefícios aos setores mais produtivos e a controladoria não poderia constatar desperdícios no processo de produção.
Resumindo que as vantagens da departamentalização da empresa baseiam-se em que pode dirigir-se a