contabilidade
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE 3
1.1. CONTABILIDADE DE CUSTOS 6
1.2. CONTABILIDADE PUBLICA 7
1.3. CONTABILIDADE GERENCIAL
1.4. CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
2. OBJETIVOS DA CONTABILIDADE
3. OS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE
4. A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA AS EMPRESAS
5. CONTABILIDADE E PATRIMNIO
6. BALANÇO PATRIMONIAL
7. CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS
7.1. BALANÇO PATRIMONIAL
7.2. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
CONCLUSÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 0
INTRODUÇÃO
1. DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE
Em Portugal a denominação "contador" tornou-se antiquado, sendo sempre utilizada a denominação contabilista, independentemente do nível de graduação. Temos distinção na classificação deste profissional entre Técnicos Oficiais de Contas (TOC) e Revisores Oficiais de Contas (ROC).
No inicio da década de 70, o profissional do nível técnico também era conhecido como guarda-livros (correspondente do inglês bookkeeper), mas o termo se tornou arcaico.
No primeiro semestre de 2013 o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apurou no Brasil a existência de 484.870 contabilistas e 81.511 organizações contábeis ativas.
Contabilidade é uma ciência que designa todos os registros numéricos realizados com a finalidade de determinar e ordenar, de uma forma completa, todos os movimentos, em valor e em quantidades, efetuados no âmbito de atividade de uma empresa ou entidade similar.
Esta ciência é dividida em contabilidade financeira e empresarial. A contabilidade financeira compreende todas as operações de pagamentos entre a empresa e o exterior (por exemplo, compras e vendas, operações bancárias) e que permite a realização do balanço anual para fins fiscais e comerciais. A contabilidade empresarial ou analítica supõe o uso do cálculo de custos (com as