Contabilidade
1- Materiais
2- Materiais diretos
3- Materiais indiretos
4-Mercadorias
5-Produtos acabados
6-Produtos em laboração
7-Matéria prima
8-Matéria secundaria
9-Matéria auxiliares
10-Materia acondicionamentos embalagens
Conceitos Materiais.
É qualquer porção ou quantidade de matéria, de qualquer natureza, em qualquer estado físico. são as substâncias cujas propriedades as tornam utilizáveis em estruturas, máquinas, dispositivos, ou produtos consumíveis. Nelas se incluem os metais, as cerâmicas, os polímeros (plásticos), os semicondutores, os supercondutores, os vidros, os dielétricos, as fibras, a madeira, a areia, a pedra e vários conjugados (compósitos). Sua produção e seu processamento visando a obtenção de produtos acabados absorvem alta percentagem dos empregos e contribuem com grande parcela do produto interno bruto de um país.
Materiais diretos:
È o custo de qualquer material diretamente identificável com o produto e que se torne parte integrante. Os tipos de material diretos podem ser: matéria-prima, material secundário e embalagens.
Materiais Indiretos:
È o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custo indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados. Como mãos- de- obra indiretas, rateadas por horas/ mão- de- obra diretas, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc. Materiais indiretos são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou com produto que é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc. São aqueles que apenas mediante aproximação podem ser atribuídos aos produtos por algum critério de rateio.