contabilidade
Acadêmico (a):
Disciplina: Contabilidade Introdutória
Profa. Marlene Pilenghy
Trabalho, valendo 2,0 pontos – Prazo para entrega: 09/04/2013 - Enviar via e-mail: marlenepilenghy@yahoo.com.br.
Definir (descrever) com clareza e objetividade item a item os dados abaixo:
1. Curto e Longo Prazo para a Contabilidade, conforme Lei 6.404/76.
Segundo a lei 6.404/76, substituída pela lei 11.637/2007 considerando-se longo prazo todo fato que ocorre superior a um ano, ou seja, ciclo operacional é após o exercício social seguinte. Isto quer dizer que um fato para ser considerado longo prazo tanto por parte do realizável como no exigível, conta-se o ano base que ocorreu o fato, mais o ano seguinte, depois disto avalia-se longo prazo.
O curto prazo é inferior a um ano, ou seja, o ciclo operacional é antes do exercício social.
2. Descreva fundamentando a diferença entre Contas Patrimoniais e Contas de Resultado
Contas Patrimoniais: são as contas representativas de bens, direitos e obrigações e do patrimônio liquido (LP) da entidade. Ficam evidenciadas no Balanço Patrimonial.
Contas de Resultado: São as contas que representam as receitas e despesas da entidade. E ficam evidenciadas na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).
3. ATIVO R: É a parte do Balanço que demonstra onde foram aplicados os recursos da empresa estando ao lado direito. O Ativo está representado pelos bens e direitos. Inclui, por exemplo, o dinheiro em caixa e em bancos, estoques de mercadorias, equipamentos, imóveis, duplicatas a receber entre outros.
4. ATIVO CIRCULANTE
R: São o dinheiro da empresa, os direitos que serão recebidos em dinheiro, serviços ou bens, e os estoques que serão vendidos e recebidos em prazo nunca superior a 360 dias. As contas são apresentadas em ordem de liquidez e as mais comuns, são: Caixa e Bancos, Aplicações Financeiras, Contas a Receber de Clientes e Estoques. Os estoques estão