contabilidade
Afrânio Mendes
Taguatinga-DF
19 de Outubro de 2011
Introdução
O livro de Afrânio Mendes explica teorias essenciais para o melhor entendemos o Capitalismo e explica como se deu o processo do Capitalismo no Brasil e suas fases. E sita as diversas teorias do capitalismo.
Oque é Capitalismo?
Afrânio Mendes explica teorias essenciais para o melhor entendemos o Capitalismo e explica como se deu o processo do Capitalismo no Brasil e suas fases.
O autor aborda no as duas correntes mais importantes: a de Max Weber e a de Karl marx. De acordo com Max Weber o capitalismo é culturalismo que se desenvolve através de fatores externos à economia. Ele mostra alguns aspectos do capitalismo, como o “impulso para o ganho” ou a “ânsia de lucro” que não nasceram com o capitalismo como muitos alegam, vendo que esse espírito de lucro esta inserido em toda espécie e condições de pessoas, em todas as épocas e países. São existentes dois fatores que se não foram exclusivamente do capitalismo ocidental ou pelo menos foram por ele acentuados: o mercado de trabalho livre e o uso da contabilidade racional. Além disso, em: “A ética protestante e o espirito do capitalismo” Weber formula a hipótese de que o protestantismo influenciou para o surgimento do espirito capitalista.
Isso ocorre principalmente devido ao calvinismo, onde este valoriza o trabalho como uma maneira de enriquece o espirito humano. Entretanto, desprezava o prazer da atividade supérflua e defendia que nenhum minuto se quer poderia ser desperdiçado; junto a essa valorização do trabalho, veio a valorização da riqueza criada por esse trabalho. Essa riqueza acumulada deveria ser reinvestida para servi da estimulo para serem criadas novas formas de trabalho e também para criar mais riquezas. Com a concepção de Weber podemos ver que as estreitas relações existentes entre as aspirações religiosas do Calvinismo e as aspirações mundanas do Capitalismo; mas também