Contabilidade
Brasília-DF
2014
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Trabalho _____________________________, da disciplina Contabilidade de Custos do Curso de Administração de Empresas da Faculdade Fortium,
Professor Orientador: Hervé
Brasília-DF
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho procura evidenciar os conceitos de custeio, e sua classificação, as vantagens e desvantagens, principais diferenças entre os tipos de custeios por absorção, custeio variável, e o custeio ABC, enfim, mostra qual seria o melhor método a ser adotado pelas indústrias. O método por custeio de absorção atende aos princípios fundamentais da contabilidade e as normas e legislações vigentes, sendo, portanto, utilizado para fins de elaboração de relatórios contábeis. O método de custeio variável se caracteriza por determinar a margem de contribuição dos produtos, identificando os produtos que geram maior lucratividade, e o custeio ABC foi desenvolvido para haver uma precisão maior no cálculo dos custos, considerando uma nova realidade da produção.
CONCEITO DE CUSTEIO
Sistema de custeio consiste num critério por meio do qual os custos são apropriados à produção. De acordo com o sistema adotado, determinados custos podem ou não fazer parte dos gastos de produção.
O método por custeio é a forma pela qual os custos são apropriados aos seus portadores finais. Para Koliver (2000), esse é o terceiro grande caracterizado dos sistemas de custeio, referindo-se à separação dos custos fixos e variáveis, ou do reconhecimento necessário dos seus comportamentos diante de variação do grau de ocupação da entidade. A apropriação dos custos aos seus portadores finais podem ser dar de duas formas:
Alocação integral dos custos do ciclo operacional interno, a qual se denomina de custos de absorção;