Contabilidade
1. Abaixo estão apresentadas afirmações com relação à estrutura do balanço patrimonial previstas na legislação brasileira das sociedades por ações.
Identifique as afirmações certas (C) e errada (E).
a) ( ) A compra de ações da própria companhia visando mantê-las em tesouraria pode ser efetuada até o montante de suas reservas (exclusive a reserva legal) mais o total de lucros acumulados.
b) ( ) A emissão de debêntures conversíveis em ações é uma forma de captação de recursos próprios da empresa, sendo classificada contabilmente no patrimônio líquido no momento da captação.
c) ( ) As doações de móveis, imóveis e outras recebidas por uma empresa são contabilizadas pelo seu valor de mercado, elevando o grupo do patrimônio líquido (reservas de capital).
d) ( ) A reserva legal constituída por uma empresa é destinada para compensação de eventuais prejuízos na hipótese de inexistência de saldos de lucros acumulados e demais reservas de lucros, e para aumento de capital social.
e) ( ) Em "despesas antecipadas", são incluídos encargos financeiros provenientes tanto de duplicatas descontadas como de empréstimos, desde que pagos antecipadamente.
f) ( ) Como aplicações financeiras devem figurar, além do principal, apenas os rendimentos proporcionalmente decorridos até o momento da apuração do balanço, independentemente de terem sido ou não recebidos.
g) ( ) Os adiantamentos efetuados a fornecedores por conta de itens que serão registrados nos estoques (matéria-prima, por exemplo) são lançados como despesas antecipadas quando do encerramento do exercício.
h) ( ) Os adiantamentos efetuados a diretores e acionistas, assim como eventuais empréstimos a empresas controladas e coligadas, mesmo aqueles vencíveis a curto prazo, são , por força de nossa legislação, lançados no ativo realizável a longo prazo.
i) ( ) As contas do patrimônio líquido são avaliadas pelo seu valor de mercado.
j) ( ) O ativo imobilizado é