AVCH
Definição
O acidente vascular hemorrágico acontece quando algum vaso do cérebro se rompe e extravasa sangue para dentro do cérebro ou para dentro do liquor. O sistema nervoso central é composto por várias partes incluindo uma caixa de proteção - a caixa craniana, que tem a função de proteger o cérebro - e a coluna vertebral, que protege a medula óssea que também faz parte do sistema nervoso central.
Embaixo da estrutura óssea e envolvendo todo o sistema nervoso central ficam as meninges que são três: a mais externa se chama dura-máter, a intermediária se chama aracnoide e a mais interna se chama pia-máter. Entre as duas meninges mais internas, aracnoide e pia-máter há um espaço que fica completamente preenchido por um líquido chamado de líquido céfalo-raquidiano ou simplesmente liquor. No acidente vascular hemorrágico o sangue também pode vazar para dentro do liquor.
Etiologia
Um AVC hemorrágico intraparenquimatoso é comumente causado pela pressão alta crônica, já o subaracnóideo no geral é causado por uma ruptura de um aneurisma ou hipertensão descontrolada.
Outras causas de AVC hemorrágico incluem:
Inflamação nos vasos sanguíneos, que podem se desenvolver a partir de doenças como sífilis, doença de lyme, vasculite e tuberculose
Distúrbios de coagulação do sangue, como a hemofilia
Ferimentos na cabeça ou no pescoço que resultam em danos aos vasos sanguíneos na cabeça ou no pescoço
Tratamento com radiação para câncer no pescoço ou cérebro
Angiopatia amiloide cerebral (uma doença degenerativa dos vasos sanguíneos)
Aterosclerose
Arritmias cardíacas
Doenças das válvulas cardíacas, como prolapso da válvula mitral ou estenose de uma válvula cardíaca.
Endocardite
Forame oval patente, que é um defeito cardíaco congênito
Distúrbios de coagulação do sangue
Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos)
Insuficiência cardíaca
Infarto agudo do miocárdio.
A imagem do meio mostra AVC hemorrágico em