contabilidade
Grupo Educacional Uniesp
MÉTODOS DE CUSTEIO: UMA FERRAMENTA PARA PRECIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Tema do trabalho : Metodos de custeio
Nome :Daiana cristina costa valentim
Nome :Patricia oliveira
Resumo
O presente estudo foi idealizado com o objetivo de apresentar uma síntese dos conceitos dos métodos de custeio existentes na literatura, bem como mostrar quão importante são cada um deles, pois todos possuem vantagens e desvantagens, cabendo ao contador de custos apenas fazer a análise e apresentar a informação adequada para cada tipo de decisão a ser tomada.
Para a consecução desse opúsculo, em nenhum momento os autores tiveram a intenção de esgotar o assunto, ou mesmo, afirmar qual o melhor método para essa ou aquela atividade empresarial, simplesmente foi objetivado fazer uma coletânia do referencial bibliográfico existente, trazendo a contribuição dos diversos autores que estão publicando nessa área para, num mesmo material, agrupar as principais idéias desses pensadores, mostrando que tipo de decisão pode ser tomada com cada tipo de informação gerada por cada tipo de método de custeio.
MÉTODOS DE CUSTEIO: UMA FERRAMENTA PARA PRECIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO.
O patrimônio em ação gera produção, renda, oferecimento de bens e serviços. Tal ação tem seu preço, ou melhor, aglomera custos e despesas.
O custo é a base para que haja produção, produção esta que pode ter como finalidade a criação de bens ou serviços a serem ofertados para um mercado. Em muitos casos, o controle de custos está intimamente relacionado com a excelência na administração dos estoques e na produtividade de máquinas e da mão de obra. Em outros casos, principalmente em empresas de prestação de serviços, outros fatores se tornam mais vistosos, como por exemplo, a excelência no desenvolvimento e aplicação de critérios de rateio.
Pode-se afirmar que a contabilidade de custos baseia-se na mensuração de estoques e