O mar Cáspio
Esta mar situa-se onde o sudeste da Europa se encontra com o continente asiático e possui cerca de 1,030 km de comprimento e sua largura varia de 435 km a um mínimo de 196 km, e sua profundidade máxima é de 1025 m (3363 pés). Seu nível de superfície no momento é em torno de -26,5 m abaixo do nível do mar e é limitada a noroeste pela Rússia, a oeste pelo Azerbaijão, a sul pelo Irã, a sudeste pelo Turcomenistão, e a o nordeste pelo Cazaquistão.
O Cáspio pode ser dividido em três partes, a norte, centro e sul. A fronteira entre as regiões norte e centro corre ao longo da margem da plataforma do norte (o limiar Mangyshlak), entre a Ilha Chechena (perto da foz do rio Terrace) e o cabo Tiub-Karagan (no forte Shevchenko). O limite entre as partes centro e sul vai do limiar Apsheron conectando a ilha Zhiloi, a oeste até o cabo Kuuli no leste (norte de Turkmenbashi).
Cerca de 130 rios pequenos e grandes convergem ao Cáspio, quase todos desaguando nos litorais norte ou oeste. O maior deles é o rio Volga, que corre por uma área de 1.400.000 km² e deságua a norte do Mar Cáspio. Mais de 90% da água doce que este recebe é fornecida pelos cinco maiores rios: o Volga, com 241 km³, o Kura, com 13 km³, o Terek, com 8,5 km³, o Ural, com 8,1 km³ e o Sulak com 4 km³. Os rios e córregos iranianos menores da costa ocidental fornecem o resto, já que não há fluxos permanentes no lado oriental.
A história registra que o Cáspio é chamado de mar desde a época dos romanos, que o acharam salgado,