contabilidade
1 INTRODUÇÃO 3
2 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 4
3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.
2 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Na atualidade o assunto em pauta em quase todos os planos estratégicos das empresas é a sustentabilidade social e ambiental, tanto para cumprir determinações legais como também de uso estratégico, sempre de olho no mercado consumidor que procura consumir produtos ambiental e socialmente corretos.
2.1 ATIVO E PASSIVO AMBIENTAL
Contabilmente todas as relações da empresa com o meio ambiente, direta ou indiretamente precisa ser mensurada e é classificada em ATIVOS e PASSIVOS ambientais.
2.1.1 ATIVO AMBIENTAL
São considerados ativos ambientais todos os recursos investidos no sentido de recuperação do ambiente, investimentos em tecnologias para reduções de impactos ambientais e/ou poluição, ou ainda, sua total eliminação.
São o conjunto de bens e direitos necessários para execução das ações de cunho ambiental. Os bens são aqueles que possuem vida útil maior do que os bens de consumo classificados como despesas ou custos, podendo estar na forma de capital circulante ou capital imobilizado.
São exemplos de ativos ambientais os equipamentos utilizados para o processamento de resíduos sólidos e os exaustores especiais que filtram o resultado de combustão de processos de produção, evitando-se o despejo de CO2 na atmosfera.
2.1.2 PASSIVO AMBIENTAL
São considerados passivos qualquer obrigação que tenha como origem uma questão ambiental, como um acidente que de certa forma tenha causado prejuízo ao meio ambiente gerando algum tipo de indenização a ser paga pela empresa. Nem sempre um passivo ambiental deriva de um fato já ocorrido, podendo ser fruto de uma