contabilidade
Classificação das contas:
As contas podem ser classificadas de acordo com vários critérios. Entretanto, aquele que nos interessa nesse momento é o que as classifica em dois grupos:
1 – contas patrimoniais
2 – contas de resultado
Contas patrimoniais – representam os Bens, Direitos, as obrigações e o Patrimônio Líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o patrimônio líquido da empresa num dado momento, mediante o Balanço patrimonial.
Contas de resultado – elas dividem-se em contas de Despesas e Receitas. Aparecem durante o exercício social, encerrando-se no final de tal exercício. Não fazem parte do balanço patrimonial, mas é por meio delas que sabemos se a empresa apresentou lucro ou prejuízo em suas atividades.
Despesas – decorrem do consumo de Bens e da utilização de serviços. Por exemplo: a energia elétrica consumida, os materiais de limpeza consumidos, o café consumido, os materiais de expediente consumidos, a utilização de serviços telefônicos etc.
As despesas são registradas pela contabilidade por meio de contas de Resultado.
Exemplos de contas : água e Esgoto, aluguéis passivos, café e lanches, contribuições de previdência, descontos concedidos, despesas bancárias, energia elétrica, Fretes e carretos, impostos, juros passivos, material de expediente, material de limpeza, prêmio de seguro, salários.
As Receitas decorrem da venda de bens e da prestação de serviços. Existem em número menor do que as Despesas, sendo mais comuns representadas pelas seguintes contas:
Aluguéis ativos, descontos obtidos, juros Ativos, receita de serviços, Vendas de mercadorias.
Como podemos visualizar acima, há contas de resultado que podem aparecer tanto no grupo das despesas quanto no grupo das Receitas. É o caso dos aluguéis, dos juros e dos descontos.
Como saber