Contabilidade
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, a Contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração.
Para Clóvis Luís Padoveze (2000, p. 35), o objetivo da contabilidade é o controle de um patrimônio.
O controle é feito através da coleta, armazenamento e processamento das informações oriundas dos fatos que alteram essa massa patrimonial.
Portanto podemos definir Contabilidade como o sistema de informação que controla o patrimônio de uma entidade.
Segundo (Marion, 2002, p. 43) diante de um leque diversificado, podemos dizer que a tarefa básica do contador é produzir e/ ou gerenciar informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões. Ressalte-se, entretanto, que, em nosso país, em alguns segmentos da nossa economia, principalmente na pequena empresa, a função do contador foi distorcida (infelizmente), estando voltada quase que exclusivamente para satisfazer às exigências do fisco.
A Contabilidade no Brasil está passando da fase de papel para o formato digital. O Sistema Público de Escrituração Contábil (SPED) surgiu da necessidade de integrar as informações prestadas pelos contribuintes com o fisco brasileiro. O projeto, segundo especialistas, será uma das maiores revoluções digitais, no campo da contabilidade, já vistas no País. O SPED atua de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastro de informações fiscais na forma de lei ou de convênio.
Mas será que temos conhecimento de como funciona nosso Sistema Fiscal? Será que sabemos quais são os tributos que incidem nas mais diversas áreas de atuação econômica? Como estão presentes nas empresas?
3. REVISÃO LITERÁRIA Este é o capítulo que tratará da revisão teórica utilizada para justificar o que se pretende contextualizar sobre odesenvolvimento do conhecimento do Sistema Fiscal e seus impactos, de acordo com o proposto no tema deste trabalho.
3.1O Ciclo Fiscal
Impostos são valores pagos por