Contabilidade
A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC. Sua aplicação a situações concretas, a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.
Os princípios Fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência de Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, a Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.
São Princípios da Contabilidade (Res.CFC 1.281/10):
- Princípio da Entidade;
- Princípio da Continuidade;
- Princípio da Oportunidade;
- Princípio do Registro pelo Valor Original (Princípio da Atualização Monetária)
- Princípio da Competência; e,
- Princípio da Prudência.
Resposta do aluno: Ou seja, para a efetiva qualidade no conhecimento e na exerção contábil, os fundamentos devem estar condicionados aos princípios básicos da contabilidade.
02- Qual o objeto de estudo da Contabilidade?
“A Contabilidade já foi ligada a aspectos diversos de observação, e seu objeto muitas vezes foi ligado às estruturas formais, vínculos jurídicos, formas de controle, estados, aspectos econômicos, contudo, uma abordagem pitoresca havia em todas estas concepções: o estudo do patrimônio... podemos dizer que o objeto de nossos estudos é o fenômeno patrimonial. Na contabilidade o verdadeiro objeto de estudos é o acontecimento ou o fenômeno em si, sendo este, a essência de estudos de nosso conhecimento”. (Contador, Professor de Contabilidade Rodrigo Antônio Chaves da Silva).
Resposta do aluno: O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio acompanhado de seus fenômenos, mutações, estruturas, valores, propriedades, direitos, quantias etc.
03- Qual a composição do