CONTABILIDADE
Sérgio de Iudícibus – José Carlos Marion e Ana Cristina de Faria
Editora Atlas
RESUMO
(Prefácio)
A Contabilidade é um poderoso instrumento para a tomada de decisões, seja qual for o tipo de usuário.
A Teoria da Contabilidade dá suporte para que a Contabilidade exerça o seu papel como um sistema de informação e avaliação destinado a oferecer a seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, atendendo aos objetivos da Contabilidade, que são: avaliar a riqueza, medir a variação da riqueza e proporcionar dados para a tomada de decisões.
Com o objetivo de ter informação cada vez mais correta e reveladora, foi-se formando um corpo doutrinário que, constantemente, está evoluindo e aperfeiçoando-se ao longo do tempo.
Surgem os Princípios Fundamentais que precisam ser seguidos na prática a fim de que se produzam informações que atendam ao objetivo de bem informar.
Vai-se formando a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade que visa basicamente à estruturação dos relatórios contábeis.
O principal relatório é sem dúvida, o Balanço Patrimonial.
Os conceitos de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido são importantíssimos para o objetivo principal da Contabilidade: a tomada de decisões.
A Evolução da Contabilidade (pag. 3)
1.1 – A contabilidade na época em que não existia moeda, escrita e números. O homem da antiguidade exercendo a atividade de pastoreio, não conhecendo os números, a escrita, não sabendo o que eram as estações do ano, percebia a chegado do inverno observando a natureza e sua experiência anterior, vendo as árvores secando e o frio chegando. Sabia que precisava preparar toda a provisão para sustentar seu rebanho durante o longo período do inverno e colocá-lo em lugar protegido para não perder suas ovelhas.
Neste período de ociosidade o homem se questiona: Quanto será que o meu rebanho cresceu desde o último frio até hoje?
Será que cresceu mais do