contabilidade
A construção consolidada de uma demonstração financeira.
A administração das operações financeiras de uma empresa envolve muitas atividades como planejamento, operações e análises financeiras, operações de tesouraria, aquisição e avaliação de empresas, planejamento fiscal e relações com os investidores.
Uma empresa varejista de material de construções chamada Home Depot tem Carol Tomé(diretora e tesoureira), Robert Nardelli(presidente da empresa) e Dennis Jr. Carey(vice-presidente executivo e diretor de estratégia) envolvidos na gestão do crescimento dessa empresa.
Quando a economia dessa empresa estava em expansão, seu objetivo era de elevar o retorno sobre o investimento (returnoninvestiment-ROI), com a retração da atividade econômica a ênfase recaiu sobre índices de eficiência que medem o quão rapidamente as contas são transformadas em dinheiro. Essa empresa contratou consultores para determinar padrões de referencias para suas operações financeiras com objetivo de aumentar a eficiência nesse processamento.
O aumento da produtividade das lojas novas junto com outros fatores como o controle de custos tem gerado um lucro maior, e os indicadores de endividamento da empresa tem revelado uma posição financeira sólida, sendo um fator favorável que proporciona a Home Depot busca por novos projetos, recursos e oportunidades.
O relatório da administração
Periodicamente é necessário preparar e entregar relatórios a órgão reguladores, credores, proprietário e administradores. Os princípios de produção e acumulação desses relatórios são chamados de princípios contábeis geralmente aceitos e empresas abertas com mais de cinco milhões de dólares em ativos e pelo menos 500 acionistas são obrigadas a fornecer um relatório da administração aos acionistas a cada ano.
As quatro principais demonstrações financeiras
As demonstrações financeiras exigidas para divulgar aos acionistas são: a DRE (Demonstração do Resultado do