Contabilidade
Trabalho em Grupo
Controle de Custos
Redução da participação das despesas de vendas em decorrência de ganhos de produtividade nas lojas e readequação de serviços disponibilizados na loja. A reformatação da área de vendas, para otimização do estoque, e a revisão do modelo logístico favoreceram o controle de despesas.
A seguir uma parte de uma reportagem que encontrei exaltando o controle de custos que o Grupo Pão de Açúcar conseguiu estabelecer.
SÃO PAULO (Reuters) - O lucro líquido do grupo Pão de Açúcar teve um salto de 118,9 por cento no segundo trimestre do ano, para 60,4 milhões de reais, sobre o mesmo período de 2007.
A companhia, segunda maior rede de varejo do país, alcançou uma receita líquida de 4,239 bilhões de reais no período de abril a junho, com elevação de 19,5 por cento sobre o mesmo intervalo do ano anterior.
No conceito de mesmas lojas, o aumento da receita líquida foi de 7,4 por cento, segundo o balanço divulgado nesta terça-feira.
"A gente teve um efeito calendário importante porque a Páscoa no ano passado aconteceu no primeiro trimestre. Mesmo assim, tivemos um crescimento dessa ordem", disse Enéas Pestana, vice-presidente financeiro, em teleconferência sobre os resultados.
Segundo o executivo, o resultado é fruto do trabalho que vem sendo feito na companhia desde a reestruturação iniciada em dezembro passado, com a vinda do atual presidente, Cláudio Galeazzi. "É um esforço constante", afirmou.
Contribuíram para esse resultado, segundo o grupo, a consolidação do leasing das lojas do atacadão Assai em cerca de 4 milhões de reais, a redução dos juros sobre vendas a prazo em 5 milhões de reais, atualização de provisões para contingências em 12 milhões, redução dos juros sobre financiamento de imobilizações capitalizados em 2 milhões e elevação do custo financeiro de 5 milhões de reais em função da dívida líquida maior.
Outro reflexo das decisões da nova gestão foi a queda nos investimentos. A rede