Contabilidade
Mas lembrando, que pesquisas destinadas a explicar a Contabilidade não se restringem ao uso exclusivo das teorias derivadas de economia.
Este trabalho tem como objetivo capturar as evidências de que o protocolo da técnica de análise de conteúdo são capazes de contribuir com aperfeiçoamento a pesquisa contábil regida pela Teoria Institucional. Para a Teoria Institucional, profissões, políticas e programas são criados juntamente com produtos e serviços e que todos são concebidos para produzir racionalidade. A base de todas essas ideias radica da visão, consensuada entre autores da Teoria Institucional, de que a institucionalização é processo social pelo qual indivíduos aceitam e compartilham, sem nenhuma resistência, a prevalente definição da realidade social.
O produto da articulação de tais ideias é o conceito de isomorfismo organizacional. Entendido como resultado do processo que faz com que organizações de em um determinado ambiente se tornem, gradativamente, mais semelhantes umas com as outras.
Outra fonte de mudança organizacional, presente em ambientes institucionalizados, que requer melhor especificação, seria a Indução de Estruturas Organizacionais (SCOTT, 1987).
Tal força institucional provocaria mudanças organizacionais em ambientes em que não existem agentes com autoridade ou poder para definir padrões organizacionais.
A Análise de Conteúdo é composta por vários procedimentos ou protocolos metodológicos, aqui serão citados apenas alguns tidos como mais característicos do método.
Dividem-se em métodos e as