Contabilidade
Autores: Berta Maria Gomes Pinto (aluna) Isabele Santos Eleotério (supervisora)
Tipo de Apresentação: Oral
Instituição: AEV-FAESA
Curso: Psicologia
Eixo Temático: Saúde
INTRODUÇÃO
Este caso clínico relaciona-se a um atendimento individual da disciplina Estágio Supervisionado Básico III do curso de Psicologia das Faculdades Integradas São Pedro (FAESA/AEV). O objetivo foi realizar atendimento psicoterápico infantil baseado na Psicologia Analítica (MAGALHÃES, 1984; SANTOS, 2008; SILVEIRA, 2006) com a finalidade de desvendar o mecanismo de ação relacionado da paciente relacionados ao enfrentamento da tristeza e adoecimento. Para tanto, foram utilizadas técnicas lúdicas através de jogos, brincadeiras, desenhos, leituras de histórias, relados de seu cotidiano, bem como, a conversa e associação livre. Respeitando o principio ético do sigilo, a paciente é recebe o nome de “Nina”. “Nina” tem 10 anos de idade e veio para o atendimento no segundo semestre de 2011, trazida por sua mãe após receber diagnóstico de vitiligo.
OBJETIVO
Realizar atendimento psicoterápico infantil baseado na Psicologia Analítica com a finalidade de desvendar o mecanismo de ação da paciente relacionados ao enfrentamento da tristeza e adoecimento.
MATERIAIS E METODOS
Neste atendimento psicoterápico foram utilizados os seguintes métodos e técnicas: entrevista não estruturada, observação assistemática, técnicas de projeção das imagens internas (JUNG, 2000), que consistem na utilização de técnicas expressivas tais como desenho, pintura, escultura ou a utilização de estórias ou brinquedos a fim de estimular a atendida a representar aspectos de seu mundo interno e de seu cotidiano. As técnicas utilizadas estão em acordo ao que preconiza o Código de Ética do Psicólogo (CONSELHO, 2005).
RESULTADOS
Através da utilização das técnicas descritas anteriormente pode-se chegar ao conhecimento da