contabilidade
Hoje se tem variadas respostas para inúmeros assuntos por conta do acesso a informação, comparado com a Grécia Antiga que as pessoas consultavam oráculos para terem respostas sobre algum problema, ou no Egito que se via o destino nas entranhas dos animais. Ainda hoje, com toda a tecnologia e ciência no mundo contemporâneo, há quem procure o conhecimento em búzios ou cartas de tarô, mas também há os curiosos que vão atrás de informações através da leitura.
Quando indagamos a respeito do conhecimento estamos buscando saber se este é verdadeiro ou não. Na própria história, a busca pelo saber era equivalente à busca da verdade. Portanto, dá-se o nome de conhecimento à relação que se estabelece entre um sujeito que quer conhecer e o objeto a ser conhecido.
Pode-se dizer que o conhecimento é o saber acumulado através do seu viver de mundo, podendo ser concreto quando o sujeito estabelece uma relação com um objeto individual, ou abstrato quando estabelece uma relação com um objeto geral, universal. O conhecimento quando é abstrato se afasta da realidade concreta, pois este é muito universal. O verdadeiro conhecimento se dá dentro do processo de ida e vinda do concreto para o abstrato, um processo infinito que vai mostrando um mundo e a sua diversidade de conhecimento.
Existem modos de conhecer o mundo, que dependem da postura do sujeito frente ao objeto que deseja conhecer: o mito, o senso comum, a ciência, a filosofia e a arte. Todos estes são formas de enxergar o mundo a seu modo, atribuindo-lhe um sentido.
O conhecimento manifesta-se por meio do pensamento. Pensar é articular signos, ou seja, fazer uma ligação, unir ideias soltas. O pensamento é concreto quando utiliza- se de meios visuais, sonoros, olfativos e etc. Para que possa haver a busca pela verdade é