Contabilidade
Um dos pilares da administração da ação empresarial perpassa ao controle interno no exercício das atividades da empresa, pois tal controle não se limita à área contábil e financeira, mas engloba os planos da organização e todos os métodos usados para proteger seus ativos, além de verificar a exatidão e fidedignidade de suas informações contábeis, financeiras, administrativas e operacionais, e promover a eficiência e eficácia operacional, bem como estimular a observância de normas e diretrizes da administração
Para que a estratégia seja eficiênte e eficaz a empresa precisa articular-se como um sistema integrado, como um organismo único e obter flexibilidade e sinergia.
Os níveis da empresa desempenham um papel diferente na ação empresarial e tomada de decisão: institucional: defronta com oambiente de tarefa e lida basicamente com a incerteza e as coações e contingência externas.
Intermediário: realiza a negociação entre os ambos níveis, gerenciando o nível operacional a partir das decisões tomadas no nível institucional.
Operacional: defronta com a técnologia utilizada pela empresa e lida com a execução de tarefas e operações do seu dia a dia.
As empresas não podem mais se limitar aos processos internos, precisam assumir uma responsabilidade social cada vez maior. Isso significa que as empresas precisam atender as exigências da competitividade, buscando baixo custo, alto padrão de qualidade, entrega de valor ao cliente, retorno do investimento, mas precisam também considerar práticas exemplares de gestão socialmente