Contabilidade
A +
A -
Tamanho do texto:
Por CARLOS EDUARDO
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Compartilhar
Denunciar Spam
Imprimir
PRINCÍPIOS DO CICLO FINANCEIRO
Carlos Eduardo da Costa costace@terra.com.br 05/09/08
RESUMO
Compreender a administração financeira e o capital de giro. Descrever o ciclo de conversão de caixa ou ciclo financeiro e suas exigências de financiamento. Discutir a gestão de estoques. Explicar o processo de seleção de crédito e monitoramento de crédito. Compreender a gestão de recebimentos e pagamentos, retardamento de pagamentos, concentração e elasticidade de caixa.
Palavra-chave: Ciclo; Financeiro; Administração.
1 INTRODUÇÃO
Para que uma empresa possa sobreviver no mercado, é necessário um equilíbrio em suas contas, ela deve manter um nível aceitável de capital de giro. Para isso, deverá escolher entre obter um grande lucro, associado ao alto risco e grandes dividas (passivo circulante), ou em obter um lucro menor, com risco baixo e mais contas a receber (ativo circulante).
Junto a esse processo o gestor financeiro deverá administrar seu estoque fazendo girar rapidamente as mercadorias, recebendo por elas o mais rápido possível e prolongando o pagamento das dividas. Esse tipo de administração de ativos e passivos circulantes tem que ser eficiente, pois trará os resultados exigidos pela empresa.
2 CAPITAL DE GIRO
Para Gitman (2004), o capital de giro é a diferença entre ativo circulante e passivo circulante de uma empresa. Uma possível variação desse capital normalmente é acompanhada de um investimento. Uma empresa ao adquirir uma máquina aumenta seu nível operacional, conseqüentemente elevará seu nível do caixa, aumentando as contas a pagar, a receber, o nível de estoque, para poder sustentar o aumento de produção. Em geral os ativos circulantes crescem mais que os passivos circulantes, o que