Contabilidade
Com a população aumentando a cada dia e a expectativa de vida crescendo, as pessoas cada vez mais ocupadas, sem tempo para nada e sem condições de manterem pessoas especializadas em casa, torna-se necessário a preocupação com os idosos, por isso é crescente o ramo do mercado de clínica de repouso, vejamos as etapas para formalizar este empreendimento.
1.1 Formalidades legais para abertura de uma clínica de repouso
Para que uma empresa possa iniciar suas atividades, é necessário que esteja devidamente legalizada, ou seja, deverá estar registrada em determinados órgãos nos âmbitos federal, estadual e municipal, e para registrar sua empresa precisa-se de um contador. Profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa e também auxiliar na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas. Alguns registros são comuns para todas as empresas, outros são exigidos apenas para aquelas que realizem determinadas atividades.
Precauções
1. Escolher um local adequado para exploração do negócio, tais como: localização, movimento de pessoas, força elétrica, telefonia, enchentes, estacionamento, acesso, transporte público, conservação e adaptação do imóvel etc.;
2. Verificar na prefeitura, ou na Regional da Prefeitura:
a) Se o imóvel está regularizado, ou seja, se possui habite-se;
b) se as atividades a ser desenvolvidas no local, respeitam a Lei de Zoneamento do Município;
c) O pagamento do IPTU referente o imóvel;
d) No caso de instalarem placas de identificação do estabelecimento será necessário verificar o que determina a legislação local sobre o licenciamento das mesmas.
3. Verificar junto aos órgãos Estadual e Municipal do Meio Ambiente e de Controle de Atividades Poluentes, a possibilidade de estabelecer- se na localidade;
4. Investigar junto à Vigilância Sanitária Estadual e Municipal se o estabelecimento