CONTABILIDADE
A cada exercício social (normalmente, um ano)a empresa deve apurar o resultado dos seus negócios. Para saber se obteve lucro ou prejuízo, a contabilidade confronta a receita (Vendas) com as despesas.
Essa apuração é realizada de forma destacada na Demonstração do Resultado do Exercício que apresenta um resumo ordenado das despesas e receitas do período, facilitando dessa forma, a tomada de decisão.
De maneira geral, através da apuração do resultado pode-se verificar se o maior objetivo da empresa foi atingido, ou seja, se os benefícios obtidos (receitas) foram maiores que os sacrifícios realizados (despesas).
Conceito de Receita e Despesa
A Receita corresponde,em geral, a vendas de mercadorias ou prestação de serviços. Ela é refletida no balanço através da entrada de dinheiro no Caixa (Receita a Vista) ou entrada em forma de direitos a receber (Receita a Prazo) – Duplicatas a Receber.
A receita sempre aumenta o Ativo embora nem todo aumento de Ativo signifique Receita (empréstimos bancários, financiamentos etc. aumentam o Caixa – Ativo da empresa, mas não são receitas).
A Despesa é todo sacrifício, todos esforço da empresa para obter Receita ou seja, todo consumo de bens e serviços com o objetivo de obter Receita. Ela é refletida no Balanço através da redução Caixa (quando é paga à vista) ou mediante um aumento de uma dívida- Passivo (quando a transação é a prazo).
Todas as despesas e receitas são contabilizadas pelo Regime de Competência, regime universalmente adotado , aceito e recomendado pela Teoria da Contabilidade e também pelo Imposto de Renda.
Como Apurar a Receita Líquida
A Receita Bruta é o total bruto vendido no período.Nela estão inclusos os impostos sobre vendas (os quais pertencem ao governo) e dela não foram subtraídas as devoluções (vendas canceladas) e os abatimentos ocorridos no período.
Como Apurar o Lucro Bruto ou RCM
Lucro Bruto é a diferença entre a Venda de Mercadorias e o Custo dessa mercadoria