Contabilidade
A contabilidade é um procedimento de registro organizado de todas as transações efetuadas pela empresa, é uma ferramenta indispensável para a gestão dos negócios. A gestão de uma empresa é uma tarefa complexa e sempre envolve a movimentação de recursos financeiros, assim, necessita de uma adequada estrutura de informações confiáveis, e a contabilidade é a principal delas.
A contabilidade alcança sua finalidade através do registro de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio da empresa, objetivando assegurar seu controle e fornecer aos seus administradores as informações necessárias à tomada de decisão. O registro de todas as ocorrências patrimoniais é feito pela contabilidade através da técnica que lhe é própria, chamada de escrituração.
O termo “Patrimônio” é utilizado para designar a totalidade dos bens, direitos e obrigações da empresa.
Bens – È tudo que satisfaz necessidade e tem valor econômico.
Direitos – São bens de propriedade da empresa, em poder de terceiros.
Obrigações - São créditos da entidade em relação a terceiros, isto é, são todos os valores que uma empresa tem a pagar.
Vimos que o Patrimônio é um conjunto de bens direitos e obrigações de uma empresa. Para que a contabilidade desempenhe seu papel de fornecer informações sobre a situação do patrimônio, ela precisa apresentar esses elementos patrimoniais de alguma forma. A maneira que a Contabilidade utiliza para representar a situação patrimonial é a forma gráfica. Os bens, direitos, e obrigações podem ser didaticamente dispostos em gráfico em forma de “ T ”:
PATRIMÔNIO
Bens
Direitos Obrigações
A contabilidade atribui um nome para cada um dos lados do gráfico: ATIVO e PASSIVO.
O lado esquerdo do gráfico recebe o nome de Ativo, pois é composto pelos bens e pelos direitos, que formam o conjunto dos elementos patrimoniais positivos da empresa. O lado direito do gráfico recebe o nome de Passivo, pois é