Contabilidade
R: São relatórios que servem para apoiar a empresa na tomada de decisão. As empresas são obrigadas a prestar contas anualmente através da demonstração financeira.
1.2 Qual a diferença entre demonstrações financeiras e demonstrações contábeis?
R: Demonstração financeiras é o fluxo de caixa, entrada e saída de dinheiro. Demonstração contábil é o serve para registrar e controlar a movimentação de seu patrimônio
1.3 Quantas e quais são as demonstrações financeiras previstas na lei das sociedades por ações?
R: São cinco. Balanço Patrimonial; Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração dos fluxos de Caixa e Demonstração do Valor adicionado.
1.4 Roseli, contadora recém formada, ao elaborar o Balanço Patrimonial da empresa para qual ela trabalha, fez constar no passivo circulante uma conta com a denominação contas-correntes, além de ter juntado os valores das contas adiantamentos a empregados com adiantamentos a fornecedores pelo inexpressivo valor que a primeira representa no grupo ( menos de 1 % ). As atitudes de Roseli estão corretas? Por quê?
R: Não. Algumas contas podem ser agrupadas no balanço patrimonial. Mas é vedada a utilização de designações genéricas como contas-correntes.
1.5 Sérgio Mendes, contador de uma sociedade anônima, deixou de elaborar, no final do exercício social de x6, a demonstração de lucros ou Prejuízos acumulados, alegando aos diretores da companhia que os dados da mesma estão contidos na Demonstração das Mutações do patrimônio liquido. O contabilista agiu corretamente?
R: Sim. No 2º artigo 186 dispensa da obrigatoriedade da demonstração de lucros ou prejuízos acumulados desde que elaborem a demonstração das mutações do patrimônio liquido.
1.6 Que regime contábil deve ser observado no registro das mutações patrimoniais?
R: O regime de competência
1.7 Ico, contador da empresa Laticínios São Luiz, deixou de