contabilidade
As finalidades fundamentais da Contabilidade referem-se à orientação da administração das empresas no exercício de suas funções. Portanto a Contabilidade é o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade sócio-econômica.
Controle: a administração através das informações contábeis, via relatórios pode certificar-se na medida do possível, de que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas determinados.
Planejamento: a informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões e ao inter-relacionamento da Contabilidade e os planos orçamentários, é de grande utilidade no planejamento empresarial, ou seja, no processo de decisão sobre que curso de ação deverá ser tomado para o futuro.
A contabilidade busca desenvolver uma metodologia própria com o objetivo de demonstrar informações às pessoas acerca da situação patrimonial e o desempenho das entidades (empresas).
Qualquer empreendimento com finalidade lucrativa ou entidade que preste serviços sociais à coletividade constitui o campo de atuação da contabilidade, não se restringindo somente as empresas, pois deve abranger todas as entidades econômico administrativas, como também as de direito público: união , estados , municípios e as autarquias. A contabilidade também é aplicada no ramo da atividade comercial, industrial, bancária, hospitalar, securitária.
O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio das entidades, que pode ser representado pelo conjunto de bens, direitos deduzindo as obrigações que estão vinculadas à entidade econômica administrativa, buscando como principal objetivo aumentar o retorno dos acionistas, através da maximização do lucro.
O patrimônio líquido de uma empresa ou pessoa corresponde a riqueza líquida , representados pelo capital social e do lucro obtido no exercício estudado.
A entidade contábil pode ser representada por uma pessoa