Contabilidade
Resumo: CONTABILIDADE
A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representa-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer normas para sua interpretação, analise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.
Ela possui três requisitos para ser considerada ciência: o campo de atuação que são as entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método das partidas dobradas.
A contabilidade tem como objetivo evidenciar os aspectos qualitativos e quantitativos do patrimônio.
Historicamente dizendo a contabilidade tem o marco na historia desde a pré-história 8.000 a.C. até 1.202 d.C. destacando os estudos sumérios, babilônios, egípcios, chineses e romanos, passando pela Idade Media 1.202 d.C. com a obra “Leibe Abaci”, de Leonardo Fibonacci: período de sistematização dos registros, em seguida temos o Tratado Particular de Conta e Escrituração, do frei e matemático Luca Paccioli na Idade Moderna em 1494, e na Idade Contemporânea no século XVIII, a partir daí surgiram várias doutrinas contábeis como.
Na Contabilidade, como em todos os outros ramos, o saber do ser humano distingue-se em dois aspectos: pelo raciocínio através da investigação dos fatos pela pratica e através da aplicabilidade.
A Contabilidade no Brasil até 1940 era uma profissão muito desorganizada com predomínio do “guarda livros”. A influência da escola Italiana em 1494 tinha como visão ecriturial: registro, controle e atendimento ao fisco. Daí veio à necessidade de mudanças e a evolução da economia: abertura do capital das empresas e influencias de firmas de auditoria, ampliação da quantidade e maior confiabilidade nas informações. A contabilidade passou a ser vista como sistema de informações, aprimoramento das demonstrações, introdução da demonstração de lucros e prejuízos acumulados, introdução da demonstração